(19)99785-9737

NO AR

MADRUGADA DA MUNDI

Com MADRUGADA DA MUNDI

Brasil

Mortandade de peixes atinge espécies no Rio Mogi Guaçu

Publicada em 07/11/19 as 15:45h por fmmundial


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: fmmundial)

Durante esta quinta-feira (7), a Polícia Militar Ambiental com sede em Pirassununga averiguou a mortandade de várias espécies de peixes no rio Mogi Guaçu, nos bairros Cascata, Ibicatu e Taquari Ponte, nos municípios de Leme e Araras. A suspeita é de que tenha ocorrido emissão de esgoto sem tratamento.

Em decorrência do atendimento de várias denúncias e veiculação nas redes sociais de registros dando conta de suposta mortandade de peixes no trecho do rio Mogi Guaçu inserido nos municípios de Araras e Leme, a equipe com Sargento Couto e Soldado Colombo foi acionada pelo Comandante de Pelotão e se dirigiu aos locais apontados para a realização de vistoria.

Foi constatada a veracidade dos fatos apontados, ou seja, a mortandade de considerável quantidade de pescado com predominância de espécies nativas da bacia do rio Paraná em um trecho aproximado de 40 km do rio Mogi Guaçu.

A PM Ambiental salienta que são fortes os indícios que apontam que o referido impacto ambiental tenha sido ocasionado pela emissão de esgoto sem tratamento no rio Mogi Guaçu, tendo como principal ponto de emissão seu afluente localizado no município de Araras, o então rio Arari.

A incidência recente de chuvas, que provavelmente revolveu os resíduos mais densos, pode ter provocado a redução da taxa de oxigênio da água com a consequente morte dos peixes.

Diante dos fatos, considerando tratar-se de cenário exclusivo de poluição, foi de pronto acionada pela PM Ambiental e a CETESB da área que por sua vez procedeu a coleta de material para a devida análise e posterior adoção de medidas administrativas em desfavor do responsável pela emissão do esgoto.

Este cenário foi reportado para a 1ª Promotoria de Justiça de Araras com posterior remessa do expediente para a instrução de Inquérito Civil já em andamento por aquela comarca. A Polícia Judiciária de Araras será em tempo cientificada para a apuração da responsabilidade penal de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Instagram
 Youtube
 Facebook
 Twitter







.

LIGUE E PARTICIPE

(19) 3561-2200

Visitas: 87066
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2019 - fmmundial